Acesso ao Office 365 com Autenticação Moderna
Ao longo destes últimos anos, os casos de ataques informáticos e acessos indevidos a dados/informação são, infelizmente, cada vez mais em maior número, mais frequentes e comuns.
Nesta conjuntura, todas as grandes empresas tecnológicas têm cada vez mais manifestado preocupação com o tema da segurança dos dados e, também, dos acessos a vários serviços como, por exemplo, o serviço de correio eletrónico (vulgo email), serviços de alojamento e partilha de documentos (e.g. OneDrive), entre outros.
Neste contexto, a Microsoft informou publicamente todos os seus clientes e utilizadores dos seus produtos que, a partir de janeiro de 2023, irá desativar o uso do sistema de autenticação básica (basic authentication), por este ser considerado inseguro, para acesso ao serviço de correio eletrónico.
Tendo o ISEP/P.Porto uma comunidade bastante alargada e diversificada, onde coexistem diferentes tipos de utilizadores e dispositivos, torna-se necessária a elaboração de documentação de auxílio, com o intuito de informar/auxiliar os membros da comunidade a efetuar a transição que esta mudança implica.
Para esse efeito, foram elaborados documentos, com instruções de configuração para as aplicações mais frequentemente usadas para acesso aos serviços de correio eletrónico (ex. MS Outlook, Apple Mail, Thunderbird).
Configuração da conta Office365 num cliente de email - Outlook 2016 ou superior
Configuração da conta Office365 num cliente de email - Apple Mail no macOS 10.15 ou superior
Configuração da conta Office365 num cliente de email - Thunderbird
Configuração da conta Office365 num cliente de email - Dados genéricos
Aplicações cliente com suporte
Até ao momento, as aplicações que suportam as alterações necessárias são:
- MS Outlook via browser web
- MS Outlook para Windows (versão 2016 ou superior)
- MS Outlook para Mac (versão 2016 ou superior)
- MS Outlook para iOS
- MS Outlook para Android
- macOS Mail (versão Mojave ou superior)
- iOS Mail (versão iOS 11.x ou superior)
Aplicações cliente sem suporte
Até ao momento, as aplicações cliente de correio eletrónico mais antigas tais como Android Mail e versões antigas de iOS Mail, que utilizam o protocolo ActiveSync não têm forma (conhecida) de suportar esta alteração.
Outras aplicações cliente antigas, que utilizam o protocolo POP ou IMAP não disponibilizam suporte para formas de autenticação moderna.
Como tal, os seus utilizadores deixam de conseguir aceder aos serviços de correio eletrónico disponibilizado pelo ISEP através das mesmas. Sugere-se que adotem uma das aplicações com suporte.
Adicionalmente, os utilizadores que atualmente utilizam o GMail para descarregarem as mensagens de correio eletrónico da sua caixa de correio institucional, deixarão de ter esta possibilidade enquanto a Google não suportar esta funcionalidade.
Para ativação da autenticação multifator (MFA) no Office 365, consultar Autenticação multifator (MFA) no Office 365.